07/05/2023 às 17:27 Partos

Nascer...

1042
4min de leitura

Vou tentar escrever sobre cada experiência que me marcou e me trouxe até este momento. Não estaria a exagerar ao dizer que o registo de um nascimento foi um dos momentos mais incríveis da minha trajetória como fotógrafa. Foi a vida…ali! A surgir á minha frente. O instinto, a dor, o suor, mas sobre tudo o amor… o amor. O amor ensina, explica, justifica, sofre, mas acima de tudo dá sentido. O nascimento para mim sempre foi um tema que me apaixonou, não fosse o meu maior sonho ser mãe. Passei pela hora do parto 4 vezes, foram momentos muito especiais onde o meu marido esteve presente e onde pudemos ver o fruto do nosso amor materializar-se num ser que ja amávamos mesmo antes de o conhecer!! Mas desses momentos só guardo as memórias que com o tempo se vão desvanecendo, deixando de ver imagens para ficarem só os sentimentos. Tenho muita pena de na altura não ter podido registar esses momentos em fotografias, para poder voltar a ver e rever e mostrar aos meus filhos a magia desses momentos!!

Em tempos de reflexão como este que estamos a atravessar tenho pensado em tudo o que me trouxe até aqui, até esta profissão, até este momento!!E senti necessidade de registar por palavras, momentos que foram importantes para eu ser a pessoa que sou, mas sobre tudo a fotógrafa que sou!!

Desde que me tornei fotógrafa que ansiava com o dia de poder registar um parto, mas não sabia como iria conseguir pois em Portugal esse tipo de registo fotográfico ainda era um tabu. Foi no Facebook que encontrei a minha primeira grávida, o destino juntou-nos. Não fui eu que a procurei nem ela a mim, foram os nossos sonhos que nos uniram para toda a vida. Conheci a Ana num grupo do Facebook onde ela falava do seu sonho de parir o seu 4 filho em casa e que pudesse ser registado em fotografias, foi a minha oportunidade, parecia um sonho!! Falámos e combinamos um encontro para nos conhecermos e fazermos uma sessão de grávida. Foi empatia logo no primeiro encontro, ela é uma pessoa extremamente sensível, apaixonada e muito humilde, falamos muito, fizemos algumas imagens dela com os filhos, parecia que nos conhecíamos da vida toda. Foi uma experiência muito gratificante para mim enquanto ser humano.

A partir dai fomos falando de todos os pormenores do dia, como ela queria o ambiente em sua casa, as pessoas que iriam participar, acordámos tudo e esperámos o grande dia. E chegou o dia em que o medo e a ansiedade se foram embora…e deram lugar ao amor! O dia 18 de Fevereiro de 2015 ficou marcado na história da família da Ana, mas também no meu coração e no da minha filha, o nosso primeiro documentário sobre o nascimento de um bebé aconteceu, nasceu ali diante dos nossos olhos… como Deus é perfeito em cada detalhe! A experiência mais linda da vida e nós estávamos preparadas para o registar em fotografias.

No fim a palavra desafio mudou para transformação! E nós só queríamos poder fazer mais e mais registos desses. Eu não sabia qual seria minha reação e muito menos a da minha filha que nunca tinha passado por nada igual, mas nós preparamo-nos antes, claro!! Como profissionais ja sabíamos as condicionantes que iríamos ter, luz, espaço e rapidez dos acontecimentos preparámos o nosso equipamento, câmaras, objetivas para poder fazer o registo da melhor maneira possível. Claro que a experiência neste tipo de trabalho era nula, tínhamos a teoria, os enquadramentos, os momentos que queríamos registar…tudo isso foi previamente pensado e falado, mas quando chegou a hora a nossa sensação foi de cair sem para-quedas!! O telefone tocou às 4 horas da manhã e nós literalmente voámos de Faro para Portimão.

Quando chegámos a ansiedade foi embora e deu espaço ao milagre da vida…foi tudo tão intenso e especial, tantos sentimentos se juntaram que eu entendi que precisava viver aquele momento para entender muitas coisas. Ver um nascimento foi uma das experiências mais lindas que eu já senti, foi mais uma confirmação de que cada ser humano é realmente único e especial, Deus é perfeito em cada detalhe, quando nasce um novo ser com ele nascem também tantas esperanças e transformações na vida das famílias. Pudemos ver isso em cada imagem, em cada olhar, em cada sorriso, em cada expressão.

Tudo nesse dia foi especial, voltámos para casa com o coração cheio!! Gratidão é o sentimento que até hoje sinto!! Gratidão por poder ter feito parte deste momento, por ter conhecido esta família e os seus amigos, gratidão por ter dado um passo gigante na minha profissão.

Obrigado, Ana, por nos permitires viver esse momento tão bonito! Foi mais do que um trabalho, foi mais do que fotografias. Ser fotógrafa assim como todas as profissões não é perfeita, requer muitos sacrifícios, mas foi sendo fotógrafas que eu e a minha filha temos vivido momentos inesquecíveis, dias intensos e felizes… registando a alegria, o crescimento, a cumplicidade e tantas outras emoções que as nossas famílias vão passando no caminho da sua/nossa história.


07 Mai 2023

Nascer...

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL